Área do cliente

Qual o prazo para dar entrada no inventário?

Boa Tarde! Minha avó faleceu a 3 semanas, eu gostaria de saber qual o prazo para dar entrada no inventário. No caso ficaram apenas meu pai e minha tia de herdeiros, e minha tia morava com minha avó, quando nos fizermos o inventário ela ainda continua a morar no imóvel? Nossa ideia é de vender o imóvel tendo em vista que minha tia maltratava muito minha avó, chamamos diversas vezes minha avó para morar em casa mais ela preferia ficar lá nao pelo fato da minha tia mais pelo fato de morar a muito tempo no local. OBS: Minha avó possuia um apartamneto em nome da mesma. Por gentileza nos ajude Dr. Desde já muito obrigado.

Prezado Anderson,

O prazo para abertura de um inventário é de 60 (sessenta) dias. Caso um herdeiro não concorde com a ocupação do imóvel pelo outro, ele pode exigir um aluguel referente sua parte. Ainda poderá requerer judicialmente que o bem seja vendido e o dinheiro arrecadado, dividido.

Atenciosamente,

Dr. Rodrigo Martins

Clique para deixar também seu comentário »
  • E existe um prazo maximo ? O meu marido faleceu em 2008 me deixando com dois filhos, e ele tinha direito a herança de parente em Portugal (o avo dele ja faleceu, e a casa ficou para ser partilhada depois de a avo falecer, ele é filho unico). Na altura, nao sei se deixai alguma mençao para que constasse o tacto, porque tive que gerir muitas coisas… Heje em dia , o que devo fazer para puxar inventario ? Sera que ainda é possivel ? Ou sera automatico para os meus filhos ?

    Comentário de Delphine d'Oliveira — 23 de agosto de 2013

  • Minha amiga, a questão parece complexa e merecedora de exame apurado e detalhado, com análise de toda a documentação e do contexto do problema. A título de ilustração, posso informar que existe sim prazo máximo para abertura de inventário sem pagamento de multa, porém, este, pode ser aberto a qualquer momento, desde que paga a multa pelo atraso. Os direitos de seus filhos, não serão transmitidos automaticamente, precisando ser respeitado o ordenamento legal, ou seja, a transmissão, via inventário, para todos os herdeiros. Meu conselho é que a senhora procure um advogado de sua região e receba um parecer sobre os procedimentos a serem adotados.

    Comentário de administrador — 26 de agosto de 2013

Acompanhe-nos

Busque em todo o site

Assine nossa Newsletter

Gotlib - Treinamentos e Publicações © 2014

Telefone: (21) 3189-6314 | Rua Sete de Setembro 88/1003 - Centro - Rio de Janeiro, RJ. CEP 20050-002

Criação de Sites: Niterói WebSites | Comunicação: Dona Comunicação